PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Em nível ontogenético, a personalidade humana é resultado de dois processos distintos de desenvolvimento. Por um lado, é resultado do processo de hominização. Por outro, é resultado de um processo histórico e cultural de desenvolvimento, do processo de humanização que se dá pela apropriação da cultura. Sobre a formação ontogenética humana, analise as assertivas a seguir:

 I.          O processo ontogenético de formação humana é, em essência, um processo de aprendizagem.

II.          A criança já nasce humanizada. O que ela ainda precisa adquirir é o processo de hominização.

III.          A personalidade humana é resultado dessa complexa interação entre desenvolvimento biológico e cultural.

IV.          Para que uma criança se desenvolva em suas máximas potencialidades, ela precisa se apropriar da cultura.

 V.          O desenvolvimento ontogenético é caracterizado pelo desenvolvimento físico e neurológico da criança.

 

É correto o que se afirma em:


I , III e V, apenas.


I e III, apenas.


I, II, III, V, apenas.


III e IV, apenas.


I, III, IV, apenas.

A cultura é um dos fatores cruciais que nos ajudam a compreender quem somos enquanto humanidade. Carmo (2012) define cultura como sendo todas as manifestações humanas, que foram criadas a partir da vida social e individual dos homens. Para esse autor, tudo que o homem produz é considerado cultural, desde a criação de instrumentos até as artes e a filosofia. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que melhor explica por que a cultura é considerada pelo autor como um dos principais fatores que nos ajudam a compreender quem somos. 


Porque a cultura está relacionada com a Filosofia.


Porque a cultura pode ser estudada e nos ajuda a compreender a história.


Porque a cultura diz respeito ao nível filogenético de desenvolvimento.


Porque a cultura diz respeito ao que existe de mais erudito na sociedade.


Porque aprendemos a ser humanos, conforme nos apropriamos da cultura criada pela humanidade.

Interessa tanto à Psicologia quanto à Educação (concebidas enquanto áreas de estudo e de aplicação) compreender e desvelar os mecanismos que atuam na formação dos indivíduos, ou seja, os processos presentes em nossa sociedade e que corroboram para a constituição de nossas subjetividades. Esse é o aspecto principal que interliga Psicologia e Educação.

CARMO, J. S. Fundamentos psicológicos da educação [livro eletrônico]. (Série Psicologia em Sala de Aula). Curitiba: InterSaberes, 2012 (adaptado).

 

Sobre a interlocução entre Psicologia e Educação, analise as assertivas a seguir:

                                                            I.           Psicologia e Educação estão interligadas. Os dois campos de atuação estudam a formação humana.

PORQUE

II.          Ambos os campos de atuação, atualmente, buscam avaliar e classificar os indivíduos com dificuldades escolares. 


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Carmo (2012) compreende que quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos são perguntas filosóficas fundamentais que se traduziram historicamente em muitas formas de investigação da realidade. Segundo esse autor, os diversos campos de saber existentes hoje possuem um núcleo aglutinador. Todos têm um mesmo objeto de interesse: compreender como se deu (ou se dá) a formação humana. Com essa afirmação, o autor quis dizer que: 


As ciências que buscam estudar a formação humana são mais importantes que as demais ciências. 


Todas as ciências buscam compreender a evolução das espécies até a chegada do Homo Sapiens


Todas as ciências derivam da Filosofia, menos a Psicologia. 


Apesar de interligados, os diversos campos de saber devem ser estudados separadamente.


Essas perguntas filosóficas são questões essenciais que movem a humanidade em busca de respostas e de um conhecimento mais profundo sobre a vida, sobre o mundo e sobre nós mesmos.

A noção de infância é recente na cultura ocidental. Atualmente, nesse período, podemos dizer que a atividade principal da criança é o jogo ou a brincadeira. Com base na teoria apresentada neste capítulo (IV) sobre as fases do ciclo vital, em relação brincadeira na infância podemos afirmar que:

I - Por meio da brincadeira, a criança vai pensando e elaborando sentidos para o mundo, para as relações, para as coisas e para si mesma

II - Por meio da brincadeira, a criança representa as relações sociais e as ações do mundo adulto que ela não é capaz fazer sozinha (como dirigir, trabalhar).

III - Por meio da brincadeira, a criança elabora, revive e compreende as relações sociais nas quais está inserida por seu intermédio.

IV - Por meio da brincadeira, a criança estressa as pessoas, a partir do que ela vivencia no mundo da imaginação.

É correto o que se afirma em:


II apenas.


II e III apenas.


I apenas.


I, II e III apenas.


III e IV apenas.

Segundo FONTANA & CRUZ (1997 p. 28 - 30), os estudos da concepção comportamentalista para pesquisas que tinham por finalidade desenvolver um método científico capaz de prever e controlar o comportamento dos animais, inclusive dos homens. As pesquisas de Watson e Skinner foram fundamentais na compreensão de como os comportamentos humanos são aprendidos. Analise as alternativas a seguir.

I – neste sentido, podemos afirmar que foi possível compreender como a reação do medo é aprendida pela criança (Watson).

II - neste sentido, podemos afirmar que Watson confirmou sua tese de que, em sua maioria, as reações emocionais dos seres humanos são aprendias a partir das influências do ambiente onde vive.

III- neste sentido, com base nessa perspectiva (comportamentalista), podemos afirmar que, por exemplo, que os pais e os educadores modelam o comportamento infantil por meio do condicionamento operante.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, II e III.
I e II apenas. 
II e III apenas.
I e  III apenas.
II apenas.

A aprendizagem significativa ocorre quando o novo conceito aprendido passa a fazer parte de uma rede de conceitos, de um todo coerente de conteúdos. A partir do conceito de aprendizagem significativa, o professor pode propor metodologias e estratégias que objetivem desenvolver o interesse dos alunos pelo conteúdo que será exposto. Sobre o conceito de aprendizagem significativa exposto no texto (indicado na orientação de estudos), analise as asserções a seguir:

I.   As relações feitas pelo professor do conteúdo exposto com os demais conceitos e ideias estudados anteriormente pelo aluno podem contribuir para gerar a aprendizagem significativa.

II.    A repetição das tarefas é fator central  na geração de uma aprendizagem significativa.

III.   A memorização de conteúdos gera uma aprendizagem significativa.

IV.   A aprendizagem torna-se mais significativa para o aluno quando o conteúdo é exposto de forma contextualizada.

É correto o que se afirma em:


III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e IV, apenas.

Nos estudos sobre a noção de equilibração, vimos que, o processo de desenvolvimento cognitivo e o funcionamento intelectual dependem dos fatores ligados à maturação, a experiência adquirida pelo indivíduo em contato com o meio e, sobretudo, pelo processo de auto regulação do organismo, ao qual ele denominou de equilibração. Segundo Fontana & Cruz (p. 48, 1997), em relação a equilibração podemos dizer que:


o desenvolvimento é, em sua essência, um processo de assimilação que nada ter a ver com as formas das ações humanas cada vez mais complexas e sofisticadas.
o desenvolvimento é, em sua essência, um processo de equilibrações sucessivas que regem as formas das ações e dos pensamentos cada vez mais complexas e sofisticadas.
o desenvolvimento é, em sua superficialidade, um processo de equilibrações que nada tem a ver com as formas das ações e dos pensamentos.
o desenvolvimento é, em sua superficialidade, um processo de equilibrações que regem as formas das ações e dos pensamentos cada vez mais simples e/ou sofisticadas.
o desenvolvimento é, em sua essência, um processo de acomodação que regem as formas das ações humanas cada vez menos complexas.

Nos estudos sobre influência da abordagem histórico-cultural na escola (FONTANA; CRUZ,1997), vimos que, o desenvolvimento, para Vygotsky, consiste no “[...] processo de internalização de modos culturais de pensar e agir ” (FONTANA; CRUZ, p. 61, 1997), dos homens. E, que as relações da criança com o conhecimento vivenciadas na escola têm natureza diferentes das relações de conhecimento cotidianos (família, igreja, entre outras). Assim, sobre o papel da escolarização na vida da criança, podemos afirmar que,

I - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel fundamental no processo de desenvolvimento. Visto que, é encarregada de possibilitar o contato sistemático e intencional do indivíduo com os conhecimentos científicos, com as diversas área do conhecimento.

II - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel secundário no processo de desenvolvimento. Visto que, ali as relações estabelecidas (entre o indivíduo e o conhecimento cientifico) não são planejadas e não são organizadas para a aprendizagem de um determinado tema.

III - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel fundamental no processo de desenvolvimento. Visto que, ali as relações estabelecidas (entre o indivíduo e o conhecimento cientifico) são planejadas e intencionalmente organizada para a aprendizagem de um determinado tema.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, II e III.
II e III apenas
I e III apenas.
I e II apenas.
I apenas.

A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:

 

(   ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.

 

(   ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.

 

(   ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.

 

(   ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.

 

(   ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – V – V – F – F.
V – F – V – V – V.
V – F – V – F – V.
V – V – V – V – F.
F – V – V – V – F.